Ano Novo Chinês 2014 – O Ano do cavalo



Ano Novo Chinês 2014 - Ano Novo na China

O Ano Novo Chinês é a celebração mais importante do calendário chinês. O ano chinês 2014 (4712), o ano do cavalo, começa em 31 de Janeiro de 2014.

Ano Novo Chinês 2014: Calendário chinês & animais do zodíaco chinês

O calendário lunar chinês é dividido em 12 meses de 29 ou 30 dias. O calendário é ajustado para o comprimento do ano solar por meio da adição de meses adicionais em intervalos regulares. Os anos são organizadas em grandes ciclos de 60 anos. O Ano Novo Chinês é comemorado na segunda lua nova após o solstício de inverno e acaba entre 21 de janeiro e 19 fevereiro de cada ano, do calendário gregoriano.

O calendário lunar chinês segue um ciclo de 12 anos e cada um dos 12 anos é representada por um dos 12 animais que formam o zodíaco chinês. Estes ciclos de 12 anos  repetem-se continuamente, assim como o  animal. Os animais que constituem o Zodíaco chinês ou o calendário chinês são: Rato, Boi, Tigre, Lebre, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cão e Porco.

Veja em baixo o calendário chinês, isto é a correspondência entre o animal do zodíaco chinês e o ano gregoriano ocidental. Cada ano é classificado de acordo com o animal chinês que representa. Por exemplo, os anos listados abaixo da coluna do rato representam o ano chinês do Rato, da mesma forma, no ano chinês do tigre, no ano chinês do cavalo, etc …

Como se pode ver pela imagem o Ano Novo Chinês 2014, é o ano do cavalo:

Ano Novo Chinês 2014

Ano Novo Chinês 2014

Da imagem depreendemos que as datas dos próximos Anos novos chineses são:

  • Ano do Cavalo -  31 de janeiro de 2014
  • Ano do Carneiro – 19 de fevereiro, 2015
  • Ano do Macaco -9 de fevereiro de 2016
  • Ano do Galo – 28 de janeiro de 2017
  • Ano do Cão – 16 de fevereiro de 2018
  • Ano do Porco – 5 de fevereiro de 2019
  • Ano do Rato – 25 de janeiro de 2020

O meses chineses são contados pelo calendário lunar, com o início cada mês no dia mais escuro. As festividades do Ano Novo, tradicionalmente, começam no primeiro dia do mês e continuam por mais 14 dias até o décimo quinto dia, quando a lua é mais brilhante.

Ano Novo Chinês 2014: História do Ano Novo chinês

O Ano Novo Chinês tem uma história muito interessante. De acordo com as lendas chinesas, havia uma besta gigante chamada Nian, que engolia os seres humanos de uma só vez. Mas as pessoas perceberam que a besta Nian tinha medo da cor vermelha e não gostava dos ruídos altos. Então elas começaram a fazer barulho e a usar a cor vermelha para assustar a besta. Desde então, este dia ficou marcado como um novo começo e é celebrado como o inicio de um Novo Ano.

Nos dias de hoje, nas celebrações do Ano Novo chinês, as pessoas usam roupas vermelhas, decoram com poemas escritos em papel vermelho, e dão às crianças “dinheiro da sorte” em envelopes vermelhos. O vermelho simboliza o fogo, que afasta a má sorte.

Diz a lenda que em tempos antigos, Buda marcou encontro com todos os animais no dia de Ano Novo chinês. Doze animais apareceram e então Buda atribuiu um ano a cada um deles. Ele anunciou que as pessoas nascidas no ano de cada animal teriam alguma personalidade desse animal.

Os 15 dias de celebração do Ano Novo Chinês 2014

As celebrações do ano novo chinês são um tempo de gratidão e união familiar. A véspera de Ano Novo serve para os chineses se despedirem do ano velho, agradecendo aos seus ancestrais e os deuses pela sua bênção e proteção.

Nos 15 dias de celebrações do Ano Novo, cada dia tem uma importância especial. Conheça os principais rituais de cada dia do Ano Novo chinês:

  • Dia 1: As pessoas começaram o dia com orações e boas-vindas aos deuses do céu e da terra.
  • Dia 2: São feitas orações oferecidas aos seus antepassados e deuses. Este dia é considerado como sendo o aniversário de todos os cães, por isso os cães são alimentados.
  • Dia 3 e 4: Estes dias são muito importantes para as relações familiares. Cada filho presta respeito ao seus pais. No quarto dia , os deuses voltam ao mundo dos vivos
  • Dia 5: Este dia é chamado Po Woo. As pessoas ficam em casa para adorar o Deus da riqueza. Ninguém visita outras casas, pois traria azar.
  • Dia 6: Neste dia, as pessoas visitam os entes próximos e queridos e visitam os templos para rezar.
  • Dia 7: Este é o dia dos agricultores chineses. Prepara-se uma bebida a partir de sete tipos diferentes de vegetais. Neste dia, come-se macarrão, símbolo de vida longa e peixes que representam o sucesso.
  • Dia 8: É outro dia para ser comemorado com a família e amigos e rezar a Tian Gong, o Deus do céu.
  • Dia 9: Orações são oferecidos ao Imperador de Jade.
  • Dias 10 a 13: De 10 a 12, as pessoas celebram os dias com um jantar com os entes queridos e no 13 º dia faz-se um jantar muito leve para limpar o corpo.
  • Dia 14: As pessoas começam a preparar-se para a celebração do Festival das Lanternas a ser realizada no dia seguinte.
  • Dia 15: Esta é a primeira noite em que se pode ver a lua cheia, as pessoas saem à rua com lanternas coloridas, comem bolos de arroz e aproveitar o dia com suas famílias.

Em resumo as atividades do Ano Novo chinês 2014 são:

  • Antes de o dia do Ano Novo Chinês 2014

Limpeza das casas, decoração e ira às compras.

  • Véspera de Ano Novo Chinês 2014

Jantar em família, Shou Sui, lançamento de Fogos de artifício.

  • Primeiro Dia do Ano Novo Chinês 2014

Nalgumas zonas as pessoas ficam em casa no primeiro dia de ano novo, noutras, especialmente os mais jovens, vão visitar e cumprimentar os parentes mais velhos e amigos.

  • Segundo Dia Ano Novo Chinês 2014

Algumas pessoas vão a cerimónias religiosas em homenagem aos deuses. As mulheres casadas vão visitar os seus pais.

  • Terceiro dia Ano Novo Chinês 2014

Há cerimónias em homenagem aos ancestrais.

  • Décimo quinto dia Ano Novo Chinês 2014

Este é o festival Yuan Xiao, também chamado de Festival das Lanternas, que marca o fim das celebrações do Ano Novo chinês.

Ano Novo Chinês 2014: Tradições de Ano Novo Chinês e Decorações

Para se preparar para o Ano Novo chinês, as pessoas limpam as suas casas, pagam todo o dinheiro que devem, cortam o cabelo e compram roupas novas. Outra tradição prende-se com a iluminação das casas e a sua decoração com símbolos de paz e sorte. A cor vermelha é usada em todas as suas decorações.

Fogos de artifício e festas familiares no ano novo chinês

Os fogos de artifício baseiam-se num costume em que há muito tempo atrás as pessoas acendiam talos de bambu, acreditando que as chamas crepitantes assustavam os maus espíritos.

Na China, o Ano Novo é um momento de reunião familiar. Os membros da família reúnem-se nas casas uns dos outros, para visitas e refeições compartilhadas.

O Festival das Lanternas

O festival lanterna é realizado no décimo quinto dia do primeiro mês lunar, o último dia dos festejos do ano novo chinês. Algumas das lanternas são autenticas obras de arte, pintadas com aves, animais, flores, signos zodiacais e cenas de lendas e histórias. As lanternas são penduradas nos templos, e à noite faz-se um desfile com lanternas, sob a luz da lua cheia.

Em muitos locais, no festival da lanterna faz-se a dança do dragão. O dragão pode ter uma centena de metros de comprimento, é geralmente feito de seda, papel e bambu. Tradicionalmente, o dragão é composto por homens jovens que dançam à medida que passeiam o dragão pelas ruas.

Tradições de Ano Novo chinês 2014

Nas diferentes partes da há tradições de Ano Novo. A seguir apresentamos as tradições mais típicas na China. Conheça-as e divirta-se no Ano Novo Chinês 2014!

  • Jantar de Ano Novo

Como já foi referido, o jantar de véspera de Ano Novo é um jantar muito importante para a família chinesa. Normalmente come-se peixe e os bolinhos especiais que referimos atrás.  Estes dois pratos significam prosperidade.

  • Fogos de artifício de Ano Novo Chinês 2014

Os Fogos de artifício são usados ​​para afastar o mal. Logo depois da meia noite, os fogos de artifício serão lançados para celebrar a chegada do Ano Novo chinês 2014, desta forma fasta-se o mal. Acredita-se que a pessoa que lança os primeiros fogos de artifício no Ano Novo, vai ter boa sorte.

  • Shou Sui

Shou Sui, significa que depois do jantar da véspera de Ano Novo, os membros da família, normalmente, ficam acordados durante a noite. Algumas pessoas ficam apenas até à meia  noite, depois dos fogos de artifício. De acordo com contos e lendas chineses, havia um animal mítico chamado de “Ano”. Na véspera de Ano Novo, essa besta saía para prejudicar as pessoas, os animais e as propriedades.  Mas as pessoas descobriram que ele tinha medo da cor vermelha, do fogo e som alto. Por isso, durante a noite da véspera de Ano Novo, as pessoas lançam fogos de artifício, fazem fogueiras e permanecem acordadas a noite inteira, para se defenderem do “Ano”.

  • Envelope vermelho de Ano Novo Chinês

É um envelope vermelho com dinheiro, varia de um a alguns milhares de Yuan chineses. Normalmente, é dado por adultos, a casais recém casados, idosos e às crianças nos dias de Ano Novo. Acreditava-se que o dinheiro do envelope vermelho irá suprimir o mal dos filhos, manter as crianças saudáveis, e dar uma vida longa.

  • Mercados de Ano Novo chinês 2014

Nos dias de Ano Novo, surgue um mercado temporário que vende principalmente bens de Ano Novo, como roupas, fogos de artifício, decoração, alimentos, pequenas artes, etc. O mercado geralmente é decorado com uma grande quantidade de lanternas.

  • Pequeno Ano

O “pequeno ano” é o dia 23 ou dia 24 do último mês do ano. Diz-se que este é o dia em que o Deus dos alimentos, deixa a família para ir para o céu relatar a atividade de família ao imperador do céu. As pessoas fazem uma cerimônia religiosa de despedida.

  • Limpeza

Poucos dias antes do Ano Novo chinês, as pessoas fazem uma limpeza completa da casa e dos utensílios domésticos;  livram-se do que é velho e recebem o novo.

  • Decoração

As pessoas decoram as casas para receber o Ano Novo. A maior parte das decorações são de cor vermelha. As mais populares decorações de Ano Novo são “fu” de cabeça para baixo, duos lian, a lanterna, a pintura do ano, papercutting, os deus da porta, etc.

Ano Novo Chinês 2014 – Símbolos de Ano Novo

Existem milhares de diferentes tipos de símbolos de Ano Novo, nas diferentes partes da China. Apresentamos a seguir uma lista de alguns dos mais populares. Se visitar este país nesta época de celebrações do Ano Novo Chinês 2014, reconhecerá muitos destes elementos.

  • Fu – virado de cabeça para baixo

O mais popular elemento do Ano Novo Chinês é provavelmente o personagem de “Fu” de cabeça para baixo. “Fu” em chinês significa sorte, felicidade e prosperidade. _O estar virado de cabeça para baixo significa acontecerá. Assim, este símbolo significa que a sorte, a felicidade e a prosperidade está a chegar. Normalmente, o “Fu” é escrito em um papel em forma de diamante, com fundo vermelho. As pessoas colocam o “Fu” na porta da frente ou na parede da sala de estar.

  • Dui Lian

Também chamado de dístico antitético. É um par de linhas de poesia geralmente à escritas mão, em papel vermelho, e colados na frente das casas. O ideal é que um dui lian tenha poucas palavras, mas um significado profundo. Por esta razão, eles usam um carácter por palavra.

  • Lanterna

O tipo de lanterna usada no ano novo chinês é geralmente em papel vermelho. Algumas lanterna têm velas dentro. No Ano Novo Chinês, a lanterna é geralmente pendurada na frente da porta ou dentro de casa. Nalgumas partes da China, a lanterna é obrigatória no festival Yuan Xiao  que ocorre no 15 º dia do primeiro mês do calendário tradicional chinês.

  • Pinturas de Ano Novo

As pinturas de Ano Novo Chinês, são grandes peças pintadas à mão. Normalmente, a pintura é colocada no lugar mais proeminente da sala de estar. Os temas mais populares nessas pinturas são as montanhas, o tigre, o deus vivo, as crianças, etc. Ficará encantado se puder apreciar estas pinturas no Ano Novo Chinês 2014.

  • Découpage du papier

Esta técnica é uma arte em que consiste em cortar papel, geralmente papel vermelho, obtendo lindos quadros. Os temas mais populares nesses papeis cortados são: os animais, os humanos, as flores, ou o caráter de “Xi” que significa felicidade. No Ano Novo Chinês 2014, à semelhança de todos os outros, a maioria desses papeis é colocada nas janelas, mas alguns são colocados na parede ou na porta da frente.

  • Deus de Porta

Um deus da porta é uma decoração chinesa em que é colocado, em cada lado de uma entrada, a figura de um Deus. Eles podem ser colocados na entrada de um templo, em casa, no escritório, etc. Acredita-se que impeçam o mal de entrar. No Ano Novo Chinês 2014 poderá apreciar todos estes símbolos, bastando para isso observar as ruas e as portas de entrada.

Ano Novo Chinês 2014

Ano Novo Chinês 2014

O que pode comer no Ano Novo Chinês 2014

No Ano Novo Chinês, a comida embora normal para o chineses ela é bastante especial elaborada. Conheça algumas iguarias que poderá provar no Ano Novo Chinês 2014, se o comemorar com este magnífico povo.

Jantar de Ano Novo Chinês 2014

O jantar de véspera de Ano Novo é o jantar mais importante para os chineses. Normalmente, este é o jantar de reunião de família, especialmente para aqueles que possuem membros da família longe de casa.

O jantar da véspera de Ano Novo, normalmente contem peixe no prato principal. Os Bolinhos são o prato mais importante no norte da China. Esses dois pratos significam prosperidade.  Outros pratos diferentes dependem da preferência pessoal de cada um. A maioria dos chineses comemora a véspera de Ano Novo com um jantar em casa, e não num restaurante.

Os Bolinhos do Ano Novo Chinês 2014

Estes bolinhos são muito populares no norte da China, embora no sul também possam ser servidos. É um dos principais pratos no jantar da véspera do Ano Novo, como já referimos. Aproveite para experimentar no Ano Novo Chinês 2014.

Ano Novo Chinês 2014 - O Ano do cavalo

Ano Novo Chinês 2014 – O Ano do cavalo

Bolo de Ano Novo Chinês 2014

Trata-se de um bolo sólido feito com farinha de arroz, juntamente com um pouco de açúcar. Este bolo de Ano Novo é popular no leste da China.

Tang Yuan de Ano Novo

Tang Yuan é uma pequena bola feita de farinha de arroz. Esta farinha de arroz glutinosa é misturada com uma pequena quantidade de água para formar pequenas bolas que são então preparadas e cozidas em água a ferver. Tang Yuan pode ser recheado ou não. É tradicionalmente consumido durante o Yuan Xiao, ou o Festival das Lanternas (o dia 15 do primeiro mês do calendário tradicional chinês).

Laba Congee

É uma mistura de arroz, nozes, e feijões, cozidos juntos. Laba Congee é normalmente servido no festival Laba, que é o oitavo dia do último mês do ano.

Se ainda não conhece a gastronomia chinesa, aproveite as comemorações do Ano Novo Chinês 2014, para experimentar. Bom apetite!

Embora as festividades do Ano Novo chinês, já sejam tradicionalmente realizadas durante milênios, ainda conservam uma enorme importância, hoje em dia, para os chineses. “kung hei fat choi!”, Feliz Ano Novo! em cantonês, ou “gong xi fa cai!” Feliz Ano Novo! em mandarim. E nós dizemos: Feliz Ano Novo Chinês 2014, um bom ano do cavalo!!



Categories: China | Tags: , , , | 15 comments


GIF fin año a la fora 300x250

Comentários (15)

  1. Pingback: Passagem de Ano 2013 na Tailândia | Passagem de Ano 2013

  2. Pingback: Casas de Férias para a Passagem de Ano | Passagem de Ano 2013

  3. o correto é “kung hei fat choi”, em cantonês. Em mandarim, “gong xi fa cai”.

  4. Gostaria de saber se há alguma comemoração do Ano Novo
    Chines, aqui no Brasil?

  5. OMG que perfeito <3

  6. Faltou o ano de 2017 do calendário chines, que será comemorado no dia 28 de janeiro, o ano do galo.

    • Karine você tem toda razão…Eu tenho um certo respeito pelos os chineses porque meu avô era chines ele me encinou muita coisa tudo sobre a china…Entao tenha respeito por os chineses por favor.Obrigado.

  7. pra quem gosta é muito interessante.os Chineses são pessoas de cultura e tradições riquissimas;além de serem de tal respeito com suas origens.

  8. 31 DE FEVEREIRO, COMO ASSIM?

    • Marcia, você quis dizer 31 de janeiro né? Para os chineses , o ano novo só começa a partir deste dia, já que eles se baseiam no calendário lunar, que dura doze meses e 29 dias, e não no calendário solar, usado por nós no ocidente.

    • Isso mesmo Cassia Lobo.Os chineses sao um tipo de pessoas que nao usam o calendario solar e sim o lunar.
      Meu avô era chines ele me enplicou sobre isso.
      Eu comemoro os anos novos chines.
      Você deviam tambem é muito bom…

  9. Eu amo a CHINA la é um lugar otimo…Meu avô era chines mais ele morreu foi uma pena mesmo.Mas antes dele morrer ele me ensino o famoso KUNG FU,eu luto super bem ja entrei em torneios e lutas ja briguem com pessoas adultas etc.
    Meu nome é Caio rodriguês da Silva Sá tenho 11 anos.
    obrigado por escutar minha historia e do meu avô querido.
    Um beijo e um forte abraço,tchau tchau!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os campos obrigatórios *